/ Lido na newsletter de Março de "Ideias Ambientais"
Na sequência da nossa ida à RTP1, a fim de esclarecer a população sobre o que fazer com os óleos alimentares, é um prazer anunciar que finalmente já existe uma entidade em Setúbal que tomou esta responsabilidade a sério e tem contribuido e muito para este problemática!
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, existe apenas uma empresa a laborar nessa área no distrito de Setúbal, a Dieselbase.
Para apoiar esta inicitiva, a Biorege lançou um novo serviço - recolha de óleos alimentares usados, para posterior reciclagem como agrocombustível (a única fonte de agrocombustível que é ambientalmente sustentável).
Assim, apartir do dia 18 de Março de 2008, já haverá na loja da Biorege duas barricas de 50 litros cada, onde poderão depositar os vossos óleos e as vossas gorduras alimentares usadas. Opte pela alimentação biológica: é bom para a sua saúde e para o ambiente.
Segundo estudos divulgados, um litro de óleo alimentar usado contamina um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Os especialistas estimam que sejam produzidos anualmente em Portugal cerca de 125 mil toneladas de resíduos de óleos alimentares, dos quais apenas cerca de 3000 são recolhidos. A melhor forma de nos desfazermos dos óleos alimentares usados é, portanto, colocá-los em garrafas de plástico fechadas e pô-los no lixo biodegradável. Outra hipótese é associar-mo-nos a um restaurante próximo onde os mesmos sejam recolhidos.
Colabore, esta missão é de todos!