28.1.08

/ Lido na Arca de Noé

 

Publicado num jornal local ( Noticias Populares), terça feira 15 de Janeiro de 2008


Longa e sem um final feliz. Assim é a história de Óscar, um Pointer Inglês, e a de muitos outros cães furtados. “Bonito e humilde, excelente caçador e acima de tudo, amigo”, descreveu-o o dono, que pediu para não ser identificado. Desapareceu na ultima semana de Fevereiro do ano passado, de um terreno na Fonte da Vaca, e foi encontrado meses mais tarde, num acampamento cigano, no Algarve, já morto. Foi, por isso, num tom de amargura que ouvimos as recordações e toda a historia. Na noite em que desapareceu foram furtados 3 outros cães: um que estava junto do Óscar (rafeiro, que acabou por aparecer no dia seguinte) e dois que estavam no terreno vizinho, também de caça. “Corri tudo à procura do cão. Sou teimoso e entendi que tinha que encontrá-lo vivo ou morto. Falei com vizinhos que me disseram que tinham visto uma carrinha vermelha suspeita a rondar aquela zona, e que a carrinha devia pertencer a ciganos. E foi por isso que começei a ir a todos os acampamentos que encontrava, sempre a pretexto de estar à procura de um cão de caça para comprar. Uns recebiam-me bem e tentavam vender-me animais, outros eram muito desconfiados e pouco amistosos”, conta José Pereira (nome ficticio). Até que um dia, e resultado de muita insistência, soube, por intermédio de um individuo conhecido, que o cão estava em Loulé.
“Arranquei para o Algarve assim que pude, já com algumas referências. Percebi que existe uma espécie de intercâmbio: os cães roubados na nossa zona são enviados para lá e os que são apanhados no sul transportados para cá, para evitar problemas.....Lá voltei a entrar em mais acampamentos, até que acabei por encontrar o Óscar, que já estava morto há uma semana no chão de um terreno onde havia para cima de 200 outros animais. “Chocou-me muito”. E em que condições? “Muito mal tratados, famintos, feridos, cheios de carraças” . Como relatou ao NP, asseguraram-lhe que os cães não eram roubados. “Disseram-me, lá no Algarve que todos aqueles cães estavam abandonados quando foram recolhidos por eles, que depois de acabar a época da caça as pessoas os abandonavam. Chegaram a pedir-me 500€ e 600€ por um cão. Afirma ter conhecimento de muitos outros casos de cães furtados em Pinhal Novo, sobretudo nas zonas rurais, e lamenta, por isso, o pouco que é feito para combater o problema. “Na altura participei à GNR. Tomaram nota mas duvido que tenham efectivamente tomado alguma providência, que possam fazer alguma coisa. E isto é revoltante, porque afinal não há lugares seguros, nem dentro dos nossos proprios terrenos. Não me passava pela cabeça que pudesse haver um negócio assim, tão bem montado. Há ciganos que vivem mesmo da venda de cães e há muitos caçadores que vão aos acampamentos comprá-los.

Mais sorte teve Carlos Santos, morador na Venda do Alcaide, que conseguiu recuperar a cadela Bulldogue Inglês duas semanas depois de lhe ter sido furtada do quintal. Uma história igualmente surpreendente, que acabou com a detenção de um individuo, como contou ao NP. “Assim que me apercebi que a tinham levado, e depois de a procurar por todo o lado, enviei mails aos criadores da raça, coloquei fotografias nos jornais, apresentei denuncia na GNR e espalhei a informação na internet”. Acções que viriam a ser recompensadas. “Passadas quase duas semanas houve um criador que me telefonou a dizer que havia um individuo que tinha uma cadela para vender e pelas informações que lhe tinham sido dadas, tudo apontava que fosse a minha. A transacção iria ser feita em Lisboa, junto ao Amoreiras. Informei a Policia, que ficou de alerta, e no momento em que o individuo abriu a carrinha ( que conduzia sem documentação) para mostrar a cadela ao criador (suposto comprador) eu apareci e vi logo que era a minha”, recorda com satisfação. A cadela estava bem e o sujeito foi apanhado em flagrante. É curioso que se tratou da pessoa de quem sempre desconfiei. Até já tinha falado com ele, que não só me negou que tivesse sido o autor, como ainda me ameaçou com a GNR por estar a difama-lo.
Já Nicolete Silva, que reside junto ao Intermarché do Pinhal Novo, desapareceram 2 cães da raça Serra D’Aires no passado dia 15 de Novembro. “Não entraram em minha casa para me roubarem os cães. Houve um dia em que o portão ficou mal fechado e eles sairam, mas já tinha acontecido antes, davam um passeio e regressavam um pouco depois, mas desta vez só voltou uma outra cadela que tenho.

No ano passado, e segundo os dados da GNR do Pinhal Novo, registaram-se 8 casos de furto de cães na freguesia, numeros que não diferem muito relativamente ao ano de 2006. As suspeitas do ladrão, afirma o cabo Gomes, e “pelas indicações que as pessoas dão, recai na maior parte dos casos, em individuos de etnia cigana, que rondam a zona antes de cometerem o delito. E quais são os cães mais procurados? “Dálmata, Boxer, Rottweiller, Perdigueiro e Labrador, cães de raça com algum valor comercial mais faceis de vender”. No caso de alertas de furto que chegam ao posto (importa ter em conta que há pessoas que não fazem denuncia junto das autoridades, caso de Nicolete Silva) e segundo o Cabo Gomes a GNR do Pinhal Novo faz a divulgação da ocorrência a outras patrulhas no sentido de se procurar o animal. Alguns são recuperados, a maior parte não.
____________________________________________________________

O Óscar era meu vizinho, um cão super amado e bem tratado, acabou morto de fome e sede, e nem mesmo depois de morto o tiraram da corrente onde viveu na esperança do dono um dia o salvar. Qdo o Óscar foi encontrado além de acorrentado já estava em avançado estado de decomposição, sendo reconhecido pela coleira e por algumas pintas que o seu dono conhecia tão bem.
Apelo a todas as pessoas que morem no Pinhal Novo e arredores ( Moita, Montijo, Palmela, Setubal, Alcochete, etc) que estejam atentos a uma carrinha vermelha conduzida por ciganos, ou caso eles mudem a cor da dita carrinha que continuem atentos aos vossos animais. O meu vizinho viu cães de todas as raças, cores e feitios, desde caniches, cockers, perdigueiros, pastores alemães, etc a morrerem de fome e sede. Muitos deles são disfarçados com alguns cortes de pêlo. Pena temos nós de não ter fotos deste testemunho.

PEÇO QUE DIVULGUEM ESTA INFORMAÇÃO AO MÁXIMO QUEM SABE SE NÃO SALVAMOS MAIS UMA VIDA
_________________

Sandra de Albuquerque

link do postPor *, às 21:49 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO