10.9.06

Uma garrafa de plástico pode demorar 100 anos a desfazer-se na natureza, mas nem assim as pessoas deixam de atirar este e outro tipo de lixo para o fundo do mar. Para as sensibilizar, 55 mergulhadores vasculharam ontem as águas da praia da Nazaré e recolheram perto de 15 quilos de resíduos sólidos.



A acção ‘Fundo Limpo’ decorreu pelo sexto ano consecutivo na praia da Nazaré

 


No monte de lixo trazido à superfície podia ver-se um pouco de tudo. Desde calçado a restos de redes de pesca, passando pelos habituais sacos e garrafas de plástico, embalagens de vidro e latas de bebidas. Pelo meio, até fatos de banho foram apanhados.

Organizada através de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Clube Naval da Nazaré (CNN), a iniciativa contou com a participação de 55 mergulhadores voluntários, oriundos dos distritos de Leiria, Lisboa e Coimbra.

Segundo Joaquim Estrelinha, presidente do CNN, as equipas foram transportadas em 12 embarcações e estiveram debaixo de água cerca de duas horas – entre as 12h00 e as 14h00.

Neste período de tempo, aproveitaram as boas condições climatéricas para recolher lixo no fundo do mar, entre o promontório e a praia.

Os resultados agradaram a todos os intervenientes. “Foi um sucesso e os mergulhadores ficaram muito satisfeitos”, adiantou Joaquim Estrelinha, salientando o carácter pedagógico da acção. “Queremos sensibilizar as pessoas para a necessidade da preservação do meio ambiente e contribuir para que exista um oceano limpo”, adiantou.

A actividade, denominada ‘Fundo Limpo’, integra-se no programa da Bandeira Azul e desenvolveu-se pelo sexto ano consecutivo. O objectivo “é repetir”.

Uma simples ponta de cigarro, demora, em média, entre três meses a dois anos a degradar-se. Uma fralda precisa de cinco anos a deteriorar-se a céu aberto, enquanto as embalagens de vidro precisam de quatro mil anos para desaparecer na natureza.

 

/ Fonte: Correio da Manhã

 

tags:
link do postPor *, às 19:50 

 
Siga-nos no Facebook
online
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO