19.8.06

A internet tem vindo a incentivar o comércio de produtos exóticos, ameaçando a existência de várias espécies animais, revelou um relatório da International Fund for Animal Welfare.

De acordo com um relatório divulgado pela organização International Fund for Animal Welfare (IFAW), o comércio online de animais está a ameaçar várias espécies em vias de extinção.
A investigação demonstrou que, em apenas uma semana, foram vendidos nove mil animais vivos, ou produtos dos mesmos, em sites como o e-Bay. "O comércio pela internet é fácil, barato e anónimo", afirmou Phyllis Campbell-McRae, directora do IFAW no Reino Unido. "O resultado traduz-se num mercado negro, onde o futuro dos animais mais raros do mundo está a ser comercializado", acrescentou.

 

Em três meses de pesquisa, a organização encontrou vários animais em risco de extinção à venda de forma ilegal. Entre as espécies encontravam-se 146 primatas vivos, 5527 produtos de elefantes, 2630 de répteis e 239 de felinos selvagens, para além de 526 tartarugas e respectivos cascos.

 

De acordo com o relatório, intitulado «Caught in the Web: Wildlife Trade on the Internet», à venda num site norte-americano estava também uma girafa de 2 anos e um gorila de 7 anos. Chimpanzés bebés estão a ser comercializados por cerca de 60 mil dólares nos Estados Unidos.


Segundo alguns especialistas, o comércio de espécies ameaçadas e de derivados desses animais movimenta mil milhões de dólares por ano. Os mesmos consideram que as penas moderadas e a baixa prioridade atribuída ao combate a crimes contra a natureza incentivam o crime organizado.

 

"O comércio, tanto legal quanto ilegal, de animais vivos e mortos - inclusive de partes do corpo - está a aumentar, em particular na internet", pode ler-se no relatório do IFAW. O mesmo texto apela aos governos para que eduquem os consumidores relativamente às leis de protecção das espécies e que melhorem o controlo do comércio online, em particular de sites de leilões.
De salientar ainda que, dos nove mil animais, e respectivos produtos, encontrados à venda apenas na primeira semana das investigações, 70 por cento eram de espécies protegidas pela Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Flora and Fauna (CITES).

Fonte: Ciberia

 

 

tags:
link do postPor *, às 21:38 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

arquivos
RSS
blogs SAPO