29.7.06


As campanhas para a separação das embalagens deram resultados.

Os portugueses são cada vez mais adeptos da reciclagem, conforme revela o aumento de 18 por cento das toneladas recolhidas no primeiro semestre do ano, quando comparado com o mesmo período de 2005. No total, revela o relatório da Sociedade Ponto Verde (SPV), foram recolhidas 111 mil toneladas de embalagens recicláveis.


Do material recolhido pelos ecopontos, o vidro continua a ser o mais enviado para tratamento pelos portugueses, totalizando mais de 61 mil toneladas, quase o dobro do papel/cartão (32,5 mil toneladas).

A madeira, com 832 toneladas de material recolhido, registou o maior crescimento em relação ao mesmo período de 2005 (91 por cento). Este valor não inclui as quantidades provenientes da industria, comércio e serviços. O plástico, com 8,8 mil toneladas, e os metais (7 mil) são os restantes materiais recolhidos que perfazem as 111 mil toneladas.

Luís Veiga Martins, director-geral da SPV, considera que os valores registados espelham “o bom desempenho dos portugueses na separação das embalagens, como reforçam o esforço realizado no sentido de promover acções que alertem as populações para a reciclagem”.

Actualmente, o Sistema Ponto Verde serve 99,7% da população cobrindo 99,3% de área territorial (continente e ilhas), representando 97,4% dos concelhos, 300.

QUERCUS APLAUDE RECORDE

Rui Berkemeier, da associação ambientalista Quercus, considera muito positiva a adesão dos portugueses à reciclagem, acrescentando que “a Sociedade Ponto Verde (SPV) está a recolher frutos de uma presença mais visível das suas campanhas nos meios de Comunicação Social”. Além desse factor, Berkemeier destaca “um melhoramento significativo da rede de recolha de resíduos”.

A percentagem revelada pela SPV, diz o ambientalista, “podia ser melhor”, mas o facto de “a taxa de crescimento se manter entre os 18 e os 20 por cento é um sinal bastante positivo”. Berkemeier acredita que com a construção de mais unidades de tratamento os valores do plástico podem subir consideravelmente.

Fonte: Correio da Manhã

 

 

tags:
link do postPor *, às 09:02 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

arquivos
RSS
blogs SAPO