21.6.06

Um dos últimos grandes mamíferos descobertos pela ciência no século XX foi novamente localizado no Congo, o seu actual, e único, habitat natural. O animal nativo das florestas húmidas congolesas é uma curiosa mistura entre a girafa e a gazela.

 

 



Foi encontrado no parque nacional Virunga na República Democrática do Congo, o primeiro Okapi (Okapia johnstoni) selvagem desde 1959. O animal - da família da girafa -, que se julgava extinto, reapareceu naquele país africano, considerado por muitos como o seu único habitat natural.



Segundo o anúncio divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a descoberta deste espantoso exemplar (foto à direita) surgiu por mero acaso durante uma expedição realizada por especialistas do Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN), e locais das comunidades de Bambabutti e Twa. Os peritos pretendiam avaliar o estado da floresta congolesa e saber se os elefantes e chimpanzés daquela região corriam risco de extinção. Durante a expedição acabaram por localizar 17 pegadas e alguns dejectos que indiciavam a presença de um Okapi na zona.

 

Segundo informou a WWF, o Okapi encontrado vivia num refúgio feito por grupos rebeldes, durante o conflito armado no Congo. A região não se encontrava sob influência do ICCN, razão pela qual se pode explicar porque há décadas não se observava um Okapi na floresta congolesa. Marc Languy, do programa regional da WWF para a África Oriental, salientou que, «meio século depois, [a descoberta] é um sinal positivo» e explica – «vemos as regiões protegidas que escaparam aos conflitos a servirem de novos paraísos para as espécies selvagens em perigo de extinção», defendeu.


Guinea Okapi Souvenir Sheet


O Okapi foi descoberto em 1901 e caracteriza-se por apresentar listas brancas nas suas quatro patas. Tem pêlo escuro e a forma do seu corpo assemelha-se à de um cavalo. O animal pode pesar entre 200 a 250 quilos e medir 2 metros de altura. O Okapi tem ainda a particularidade de possuir uma língua azul enorme e flexível, usada para limpar o focinho e para tirar as folhas das árvores, que são o seu principal alimento.


Fonte da notícia: Ciberia

Fotos: Internet

 

tags:
link do postPor *, às 17:51 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

arquivos
RSS
blogs SAPO