1.6.06


Um projecto de resolução apresentado pelo PSD na Assembleia da República pretende instituir o dia 6 de Junho como o "Dia Nacional do Cão", um animal que, diz o partido, vive junto do Homem desde a pré-história.







No projecto, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados do  PSD consideram importante instituir no calendário oficial um dia  "dedicado à sensibilização de todos para o importante papel que a relação com os cães" tem na vida do Homem, dia "que pode ser particularmente interessante para uma importante pedagogia de valores de cidadania a incutir nas crianças e nos jovens".

Por esse motivo, sugerem os social-democratas, o "Dia Nacional do Cão" deveria ser o mais próximo possível do "Dia da Criança", que se comemora a 1 de Junho.  A proposta do PSD surge na sequência da apresentação no Parlamento, no passado dia 2, de uma petição, subscrita por 7.162 pessoas, pedindo a criação do "Dia Nacional do Cão".

A petição, dinamizada por criadores e "amigos" do "melhor amigo" do Homem, foi na altura entregue ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, tendo os responsáveis frisado que se tratava de uma iniciativa supra-partidária, não escondendo o desejo de que a questão fosse discutida ainda na presente sessão legislativa.

A ideia de criar um dia dedicado ao cão antes do início das férias tem como objectivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de não abandonarem os cães no Verão, prática que acontece com alguma frequência, disseram na altura.

A proposta do PSD está aberta ao apoio de outros partidos, disse uma fonte ligada ao projecto, frisando que não há qualquer interesse partidário na iniciativa e que a ideia mereceu no início do mês o agrado de Jaime Gama.


Fonte da notícia: SIC

 

 

link do postPor *, às 23:45 

De ABC Animais a 2 de Junho de 2006 às 10:33
Será um BOM DIA se for acompanhado de bos campanhas de sensebilização.
(copiei a vossa noticia)

De siri a 2 de Junho de 2006 às 12:04
Tal com ABC diz, apenas fará algum sentido se realmente chamar atenção para os problemas do abandono dos animais e para as soluções dos mesmos.

Contudo tenho algumas reticências quando ao conteúdo da petição (pelo menos como a comunicação social - sic e DN apresentou).
Não deveria ser apenas destacar o papel do cão no ambito social/ agregado familiar, mas também o importante papel de quem os trata e educa:
- cuidados básicos q passam não apenas pela alimentação, mas também pela companhia e atenção a dar - um cão também se sente só e deprimido!!;
- cuidados sociais tais como não utilizar parques infantis ou os demais públicos arrelvados como WC - a urina é transmissora de doenças;
- levar saco de plástico para apanhar os "presentes" tanto no passeio como nas praias e parques;

A meu ver, tudo isto deveria estar "escarrapachado" na petição. Se está, então tudo isto deveria estar "escarrapachado" na comunicação social.

Numa sociedade não existem apenas direitos, mas também deveres.

De Cláudia a 2 de Junho de 2006 às 23:30
Acho muito bem essa inicitiava porque o cão é um animal que sempre nos acompanhou desde os tempos mais remotos, e como tal se há o dia da música porque não poderá haver o dia do Cão que é tão ou mais importante? Beijos!

De eco de mim a 6 de Junho de 2006 às 14:26
olha... hj é o dia nacional do cão.... vou já fazer um monte de festitas à minha doida! ;)

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

arquivos
RSS
blogs SAPO