14.5.06

A nova espécie de macaco descoberta nas montanhas da Tanzânia, no ano passado, é mais singular do que o suposto na altura. Trata-se de um novo género de animal, segundo um estudo de cientistas norte-americanos publicado pela revista "Science".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inicialmente apelidado de "magabey" das montanhas, é aparentado aos babuínos, mas merece uma classificação própria como género e espécie. Rebaptizado de "rungwecebus kipunji", é o primeiro novo género de primata vivo descoberto em África nos últimos 83 anos, desde que foi identificado, em 1907, o macaco dos pântanos de Allen, reconhecido como género em 1923.

 

"É excitante, porque significa que a era dos descobrimentos está longe de acabar", comentou William Stanley, director da colecção de mamíferos do Museu Field, em Chicago, nos EUA. "Encontrar um novo género entre o mais estudado grupo de mamíferos vivos é a recordação suprema do muito que ainda temos que aprender sobre a biodiversiade da Terra", disse Link Olson, do Museu da Universidade do Alasca.

 

O novo macaco, cuja descoberta foi relatada pela "Science" há um ano, foi originalmente classificado no género dos "Lophocebus". Raro e tímido, só havia sido identificado por fotógrafos. Mas, quando um morreu numa armadilha de um agricultor, os cientistas tiveram a oportunidade de o estudar ao pormenor, incluindo análises de ADN, e concluíram tratar-se de um novo símio.

 

Um adulto pode ter 90 centímetros de altura. O kipunji tem pêlo longo e cinzento-acastanhado, cauda comprida e enrolada na ponta e cara preta. Vive nas zonas altas da Tanzânia e alimenta-se de folhas, rebentos, flores, cascas de árvore, fruta, líquen, musgo e invertebrados.

Fonte da notícia: Jornal de Notícias

tags:
link do postPor *, às 10:53 

 
Siga-nos no Facebook
online
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO