13.5.06
No dia 10 a crisálida virou borboleta, finalmente, já depois de quase não mais acreditar que tal fosse ainda possível!

há quase 6 meses que mantinha assim a crisálida encontrada...

por entre alguns distúrbios de correrias dos gatos, de correntes de ar, de sol em excesso... a sua vida neste estado de desenvolvimento não deve ter sido das mais pacíficas, ainda que se na natureza talvez tudo não tivesse sido visto por esta perspectiva!

na manhã de 2ª feira, ao saudar a crisálida como rotina, notei o escurecer dos topos do casulo castanho e pensei: "ou está a apodrecer ou está prestes a nascer pra vida" (só ponderei bem a primeira hipótese, pois)... o certo é que à tarde, após um pequeno ruído quase de fundo, reparei que já nada estava como dantes, mas antes assim, num momento admirável:

logo improvisei um recipiente de vidro, mais amplo do que o cubículo do recipiente de plástico, para que a borboleta, mais tarde apelidada de Maria (é sempre Maria(s) por todo o lado), logo pudesse espreguiçar-se! alface como alimento e alguma água foram as primeiras visitas de uma caixa adaptada como viveiro, com redes de sacos de batatas para arejamento natural.

com muita ajuda (mesmo muuuuuuita), muita também moral, mesmo com muitos intervenientes, acabou por sobreviver, pelo menos até ao momento da "largada"... um muito obrigada a todos, pela força!

durante quase 3 dias, os ensinamentos de vôo sucederam-se, com muito muito esforço, por diversas metodologias, mas nada... sempre acabava por cair desesperadamente no chão, ainda que arrelvado, já que as asas teimavam em não abrir, ou pelo menos, esticar um pouco mais pra poder planar... já em contacto com um meio mais propício a uma melhor adaptação à natureza, a Maria sempre se foi alimentado de algum pólen de flores circundantes... e aqui acabou por ficar, em mais uma tentativa na árdua tarefa de aprender a voar - não é mesmo tarefa fácil!

 

o final desta aventura não foi o mais apetecível, mas pelo menos resta a esperança de que terá efectivamente aprendido a voar, ou partido numa aragem mais convincente... (os predadores estariam todos de férias, certamente!)

ficam agora as saudades (mesmo muuuuuuitas)... e a necessidade de ainda mais paciência e persistência para que a próxima crisálida vá ao ritmo da natureza!

 

/ Copiado do blog Tonalidades, da Ana Chorão.

 

link do postPor *, às 22:16 

De siri a 14 de Maio de 2006 às 22:31
Muito curioso... e muita paciência!! \O/

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO