12.5.06

 

Cães e gatos, vivos e mortos, estão a ser usados como isco para tubarões por pescadores amadores na ilha sob administração francesa de Réunion, revelaram organizações de defesa dos direitos dos animais e as autoridades locais.

 

A pequena ilha vulcânica localizada ao largo da costa oriental de África está repleta de cães vadios, mais de 150000, diz Reha Hutin, presidente da organização com sede em Paris Fondation 30 Millions d'Amis.

 

Hutin enviou uma equipa de filmagens a Réunion no Verão passado, para obter provas documentais de que os animais vivos estavam a ser usados como isco para tubarões, com o objectivo de expor esta bárbara prática no programa de defesa dos direitos dos animais da organização na televisão.

 

 
Um veterinário conseguiu tratar com sucesso um dos cães, o cão de seis meses de idade com um anzol no focinho que se vê na foto acima, na SPA (Société Protectrice des Animaux) da capital de Réunion, St.-Denis.

Ao contrário da maioria dos animais usados nesta prática, o cão era o animal de estimação de alguém, revela Saliha Hadj-Djilani, repórter do programa televisivo da organização. O cão tinha, aparentemente, escapado aos seus captores e foi levado à SPA por um cidadão preocupado. Totalmente recuperado, o animal já está de regresso a casa e à companhia dos donos.
Os outros dois casos descobertos pela organização francesa eram animais vadios, que vivem agora em França com novos donos. A Fundação planeia financiar um programa de esterilização dos animais vadios da ilha para reduzir o excesso destes animais mas não será uma tarefa fácil. Hutin refere que muitos dos locais consideram os animais vadios como pestes, "a vida de um cão vadio não tem valor nenhum lá".


O caso de Clain não é único, diz Fabienne Jouve da GRAAL (Groupement de Réflexion et d'Action pour l'Animal), uma organização de defesa dos direitos dos animais com base em Charenton-le-Pont, França. "Ultimamente, quase todas as semanas, temos encontrado cães com anzóis na ilha, para não falar de gatos encontrados nas praias e parcialmente devorados por tubarões."


Uma vez que os pescadores capturem os animais, colocam-lhes imediatamente anzóis, "ou pelo menos no dia anterior, para que sangrem o suficiente". Alguns escapam antes de serem atirados ao mar, outros não têm essa sorte.

Após os anzóis serem colocados nas patas e/ou focinhos, os animais são atados a tubos infláveis com linha de pesca e largados no mar, relata o Clicanoo. Para evitar a detecção, os pescadores colocam o isco no meio da noite e regressam de manhã para verificar se capturaram algum tubarão.

"Este tipo de prática bárbara não tem qualquer tipo de desculpa em pleno século XXI", diz Jouve.

Fonte da notícia: Simbiótica

link do postPor *, às 22:36 

De Joana a 5 de Março de 2007 às 23:12
Eu quando li isto até chorei
é horrivel o que as pessoas fazem aos animais

De filipa a 16 de Abril de 2007 às 21:14
opah.. eu nem acredito k isto pode acontecer.. k mal os pobres bichos lhes fizeram pa eles os tratarem tao mal.. por amor de deus..
juro fiquei chocada.. tadinhis..
espero k ess problema seja resolvido com a maxima rapidez.. pk os animais n merecem isto.. e tambem k quem o faça seja castigado seriamente..
eu nem sei o k dizer.. fikei completamente chocada.. ai meu deus do k estas pessoas sao capazes.. bjux resolvam isto rapido..

De Bia a 4 de Junho de 2007 às 14:45
Coitados os cães...tipo eles nao merecem isso, são tão fofos .

De Anónimo a 5 de Junho de 2007 às 01:07
isso é uma maldade com os cães eles são quem nos acodem qando nos sentimos só.

De eunice martins a 7 de Julho de 2007 às 22:51
as pessoas k fazem isto devem ser colocadas no lugar dos animais para serem devoradas

De ellen a 7 de Julho de 2007 às 22:57
os animais sentem tudo o k sentimos e as pessoas k fazem isso sao mais irracionais k eles confio num cao e nao confio em alguem k pratica esta maldade

De Mauro Bellini a 8 de Julho de 2007 às 05:32
Deviam enfiar um azól na BUNDA de quem faz isso!

De MARTA a 10 de Julho de 2007 às 19:50
FIQUEI CHOCADA COM O QUE LI COMO É POSSÍVEL HAVER PESSOAS TÃO MÁS PARA OS ANIMAIS DEVIAM SER APANHADOS E FAZEREM -LHES O MESMO PÔR-LHES O ANZOL E ATIRÁ-LOS AO MAR PARA SABEREM O QUE OS ANIMAIS PASSAM, ESPERO QUE ESSAS PESSOAS SEJAM CASTIGADAS PELO QUE FAZEM AOS ANIMAIS.

De catarina a 12 de Julho de 2007 às 16:28
Eu acho que isto e desumano!!!Fiquei muito chocada por saber que fazem isto aos animais!!
Não compreendo como e que há pessoas (que dizem que o cão e o melhor amigo do homem ) conseguem fazer isto e depois dormir descansados livres de remorsos...
Com isto espero conseguir mostrar a minha revolta em relação a estes indivíduos que por muito que me custe continuam a praticar este tipo de crime!

De milena a 6 de Agosto de 2007 às 18:35
isso e uma estupidez como pode esistir pessoas q fassam isso com os animais ele nao merecem isso... isso e um crime essas pessoas deviam ser presas! Como esse mundo ta orrivel!! em vez de melhorar nao... so piora cada vez mais! eu espero q alguem fassa alguma coisa para melhorar essa historia!! i q os caes i gatos nao sirvao mais de isca para os tubaroes...
COITADOS!!

De lol a 10 de Agosto de 2007 às 03:14
A nivel de sentimentalismo, usar um cachorro ou um peixe como isca(muitas vezes os peixes são atirados vivos ao mar, apenas com um corte para que sangrem) é equivalente.
não só os cachorros sentem, mas nem por isso tem alguem por ai dizendo ser um absurdo matar peixes.
Não me interprete mal, só quero dizer que deve-se dar importância igual à todos os tipos e raças de animais

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO