26.7.04

Segundo narrativas contemporâneas da descoberta da Madeira (1420), toda a ilha seria coberta por um denso arvoredo: daí a designação “Madeira” à ilha por parte dos navegadores portugueses.


Blog_dos_Bichos-102.JPG



A Laurissilva madeirense ocupa uma superfície de 15000 hectares (representando 20% do total da ilha) e é Património Mundial Natural da UNESCO desde 2 de Dezembro de 1999. Ocupa uma faixa que vai desde os 300 aos 1300 metros de altitude.

A Floresta Laurissilva tem a sua origem na Era Terciária. Nessa altura, este tipo de floresta cobria uma vasta área mediterrânea.
Actualmente a Laurissilva encontra-se confinada à região biogeográfica da Macaronésia zona constituída pelos Arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, embora seja na Ilha da Madeira onde se encontre a maior e mais bem conservada mancha de Laurissilva.


Blog_dos_Bichos-103.JPG


O termo Laurissilva deriva de duas palavras: silva que significa em latim floresta e Lauri que nos transmite o sentido de Lauraceae (família a que pertencem as principais espécies arbóreas da Laurissilva, o Loureiro). A humidade trazida pelos ventos dominantes de Nordeste, são retidas e condensadas pela mancha florestal que proporciona, assim, abundantes caudais de que dependem a irrigação dos campos agrícolas e o abastecimento de água aos centros urbanos.


Blog_dos_Bichos-104.JPG


A floresta Laurissilva possui uma enorme diversidade de espécies tanto ao nível da Flora como da Fauna onde coabitam em estreita interdependência entre si e com o meio: aves, inúmeros moluscos e insectos endémicos.

Numa altura em que Portugal é assolado por gigantescos incêndios e em todos os anos o poder vigente teima em nada fazer, até quando pequenos focos como este irão subsistir?


Blog_dos_Bichos-105.JPG

Siri (sokedih.PT)


Artigos relacionados: Floresta da Tijuca - Brasil

link do postPor Blog dos Bichos, às 23:04 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO