"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do Homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o Homem?" (Christian Hebbel)
O Dia Mundial do Animal foi lançado em 1931, numa convenção de ecologistas em Florença, como um meio de dar visibilidade ao problema das espécies em risco. Desde então tem assumido outros contornos e, actualmente, abrange todo e qualquer animal, sendo comemorado em países tão diversos como a Austrália, Malta, Singapura e Lituânia.
O Dia Mundial do Animal é uma oportunidade especial para todos os que amam os animais. Comemora-se a vida na generalidade, o relacionamento entre humanos e animais e reconhece-se o incrível papel que eles podem ter na vida de todos.
Mas o dia não é só dos animais de estimação. É também dos animais:
- que nos servem de alimento e que vivem a sua curta existência em condições deploráveis, em espaços exíguos e sem a menor qualidade de vida;
- que são usados em divertimentos bárbaros, como as touradas. Se tourada é cultura, canibalismo é gastronomia!;
- que são usados no entretenimento, como nos circos. Quem vê nem sonha os treinos violentos a que são sujeitos;
- que são usados em dolorosas experiências científicas e comerciais, para as indústrias farmacêutica e de cosmética. Se os coelhos não usam rímel porque raio têm que ficar cegos nestas experiências?
- que são criados para mais tarde serem usados na indústria das peles e acessórios e que são sujeitos a mortes violentíssimas para não estragar o pêlo.
Não é preciso sermos fundamentalistas para lutarmos pelos direitos dos animais. Basta que exijamos que sejam cumpridas as leis, que sejam abolidos hábitos arcaicos e desnecessários, que digamos "não" a produtos que sejam testados em animais, que evitemos destruir os seus habitats naturais, que denunciemos maus-tratos e abandono e que ajudemos sem reservas todos os animais que precisam de nós nas mais variadas situações. Todos podemos ajudar a melhorar a vida deles e tornar todos os dias, sem excepção, no dia do animal.
editado por * em 17/02/2008 às 23:46, às 23:50