Imagens de satélite revelam que a construção levada a cabo pela maior espécie de roedor do Hemisfério Norte foi edificada entre 1975 e 1990 e atinge 850 metros de comprimento.
O castor-americano (Castor canadensis), o maior roedor da América do Norte, é um dos símbolos oficiais do Canadá e hoje é notícia devido às suas habilidades arquitectónicas. Estes animais de tamanho médio constroem represas nos rios, utilizando troncos de árvores, pedras e lama como abrigo para escapar aos predadores e garantir acesso ao alimento durante o Inverno.
Até à data, a maior represa construída por castores media 652 metros, mas recentemente, um investigador canadiano descobriu numa remota zona do Noroeste do país, no Parque Nacional de Wood Buffalo, uma construção com 850metros de comprimento.
De forma surpreendente a represa foi descoberta porque é visível desde o espaço, tendo sido detectada durante a análise de imagens do “Google Earth” em 2007. Em imagens de satélite datando de 1975 a construção não existe, mas em 1990 sim, pelo que terá sido edificada neste intervalo de tempo.
Fonte: www.elmundo.es
Fonte:http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19057&bl=1