13.8.08

/ Lido no blog Rio das Maçãs


Uma notícia do jornal “Público” de Quarta-feira 12 de Agosto de 2008

Período de férias deixa Canil Municipal de Sintra à beira da ruptura


Enquanto os donos partem de férias, o Canil Municipal de Sintra serve de morada - a última, em muitos casos - a centenas de cães e gatos que deixaram de ter um lar.

Alguns chegaram com patas partidas, vítimas de atropelamento, outros foram encontrados amarrados ao portão do canil, para que os donos pudessem fugir dos olhares indiscretos durante a noite. O abandono de animais é punível por lei, com coimas que variam entre os 500 e os 3740 euros, mas a impunidade continua a imperar, deixando os canis municipais de todo o país a rebentar pelas costuras.

"O que está a acontecer em Sintra é comum a outros canis: toda a gente quer ir de férias, mas ninguém quer levar o cão", disse à Lusa a veterinária municipal, Alexandra Pereira. A sobrelotação é evidente. Apesar de ser feita "uma triagem muito rigorosa", as boxes estão cheias e os animais espalhados por todo o recinto, incluindo um contentor com jaulas onde se encontram cachorros retirados a um dono esquizofrénico.

A veterinária, por entre um ladrar ensurdecedor, explica que é obrigatório ficarem pelo menos oito dias, antes de poderem ser encaminhados para adopção. Alguns podem ter este final feliz, mas para outros o destino é mais triste. Em épocas mais difíceis, como as férias, chegam a ser abatidos por semana dez a 15 cães. "Muitos chegam moribundos", acrescenta a veterinária. Num só dia chegaram cinco animais com patas partidas.

Juntam-se gatinhos deitados no caixote do lixo, cães abandonados por estarem velhos ou doentes e animais que ficam gravemente feridos por terem sido atirados para dentro do canil por cima do portão, em actos que fazem duvidar do atributo de "racional" aos seres humanos. O canil recebe cerca de 300 animais por mês. Todas as semanas são enviadas duas a três queixas por abandono para a Direcção-Geral de Veterinária, incluindo de animais com chip de identificação. Face à precariedade das instalações, a câmara decidiu construir de raiz um novo canil.

Post do ano passado, infelizmente sobre o mesmo assunto-aqui

Se vai de férias pode levar o seu cão consigo, não o abandone.Visite o site da união zoólfila e informe-se sobre o melhor local para o deixar durante a sua ausência.É o mínimo que um dono pode fazer pelo seu cão.Site da União zoófila-aqui


link do postPor *, às 21:10 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO