31.3.10

A chipagem dos cães é obrigatória em Portugal para animais nascidos a partir de Junho de 2008. Ou em animais adoptados em canis públicos ou para animais potencialmente perigosos. À excepção destes casos, poucas são as pessoas que recorrem à chipagem voluntária dos seus animais.
A chipagem pode e é uma arma fundamental para defender o próprio animal de se perder dos seus donos. Infelizmente em Portugal este processo nem sempre funciona da melhor forma. Uma chipagem eficaz requer o cumprimento de um processo completo que visa as seguintes operações do proprietário do animal.

- Recorrer à sua colocação no médico veterinário e respectivo preenchimento dos formulários do Sicafe ou Sira ( entidades responsáveis pelas bases de dados existentes em Portugal).
- Até á data, para que o primeiro passo tivesse validade era necessário ( mesmo ) que o proprietário fosse à Junta de Freguesia da sua morada e registasse o animal. Como este processo está cheio de lacunas será aconselhável que vá ao seu veterinário e confirme se o número do chip corresponde aos dados de identificação do seu animal. Isto porque há imenso animais chipados que não concluiram o processo de registo nas juntas ou as próprias não fizeram a introdução dos dados no sistema e embora haja um número identificativo no animal quando se faz a leitura do chip o número do mesmo não vai dar a dados nenhuns.

O médico veterinário era obrigado anualmente a enviar os registos de cipagem para as juntas de freguesia. Foram confirmados casos que desde 2003 até 2009 não havia regsito de nenhum animal chipado no mesmo veterinário porque a respectiva junta de freguesia não tinha introduzido nenhum destes dados enviados pelo veterinário.

As regras vão mudar pois a introdução dos dados passa a ser da responsabilidade dos veterinários mas fica em cima da mesa a possibilidade de confirmação dos dados do respectivo chip 1 mês após a a sua colocação. Só para garantir que o chip do seu animal não é apenas mais um chip cego.

Por isso aconselhamos a chipar o seu animal e a verificar a efectividade do processo 1 mês depois. Caso haja falhas no processo force os responsáveis a cumprirem as suas obrigações. A identificação do seu animal depende disso.

Pode consultar no site da Anvetem alguns chips de animais sem dados registados em nenhuma base de dados.

Fonte: Projecto Piloto

link do postPor *, às 20:58 

 
C@ntact@
Blog dos Bichos
Local: PORTUGAL
Pet Sitting e Hospedagem

Apoio Domiciliário a Animais de Estimação e Hospedagem
Garantimos cuidados e mimos aos seus amigos de estimação durante a sua ausência.
Pet sitting e dog walking em Oeiras, Amadora, Lisboa, Sintra e Odivelas
Contactos:
petsitting.ms@gmail.com
915 104 261
www.facebook.com/mspetsitting

Alojamentos que aceitam animais

Apartamentos pet friendly (que aceitam cães, gatos,...)
► Apartamento T1 (para 4 pessoas) no Edifício Dunas Park, Manta Rota, a 50 mts da praia e com vista para o mar.
► Apartamento T2 (para seis pessoas), no centro de Vila Nova de Cacela, a 1,7 km da praia.
www.facebook.com/mantarota
Clique na imagem para mais informações

Para venda

Vende-se apartamento T3 (4 assoalhadas) no centro de Olhão.

Mais informações aqui ou pelo  918 477 219

arquivos
RSS
blogs SAPO